Série de reportagens: É possível!
Projeto: Escola sustentável
Objetivos
- Geral: Implantar práticas
sustentáveis na escola.
- Para a direção, a
coordenação pedagógica, os professores e os funcionários:Identificar e promover
atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com
elas.
- Para os alunos: Desenvolver atitudes diárias
de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos
trabalhados em sala de aula.
- Para a comunidade do
entorno: Ampliar
o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e
implantação.
Conteúdos de Gestão Escolar
- Administrativo: Levantamento da demanda dos
recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e
alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações
elétricas e hidráulicas).
- Comunidade: Envolvimento na questão
ambiental, com construção de novas práticas e valores e a realização de
interferências na paisagem.
- Aprendizagem: Desenvolvimento de
habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia,
água, resíduos e biodiversidade.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Contas de luz e água, plantas do projeto da escola, planilhas para a
anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais, cartazes de papel
reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, papeis para mapas e
croquis e material escolar em geral.
Desenvolvimento
1ª etapa - Planejamento em equipe
Reúna os funcionários e inicie uma conversa sobre a importância de criar um
ambiente voltado à sustentabilidade ambiental. Proponha a formação de grupos
que avaliarão como a escola lida com os recursos naturais, o descarte de
resíduos e a manutenção de áreas verdes ou livres de construção. É importante
que a composição das equipes esteja acordada por todos, assim haverá motivação
e interesse. Você, gestor, pode organizar a formação dos grupos, estimar os
tempos e objetivos das tarefas e sugerir parcerias. Por exemplo, funcionários
da secretaria que cuidam da compra de alimentos podem atuar com a equipe da
cozinha.
2ª etapa - Diagnóstico inicial
Oriente cada grupo a fazer uma avaliação atenta do assunto escolhido. Por
exemplo, a equipe que analisará o uso da energia deve levantar informações
sobre a distribuição de luz natural, os períodos e locais em que a energia
artificial fica ligada, as luminárias usadas e a sobrecarga de tomadas. Já o
grupo que cuidará da água levantará o consumo médio na escola e verificará as
condições de caixas- dágua, canos e mangueiras. No fim, os resultados devem
ser compartilhados com a comunidade escolar.
3ª etapa - Implantação
Com base no diagnóstico inicial, monte com os grupos um projeto que contemple
os principais pontos a serem trabalhados. Algumas soluções são:
- Energia - Incentivar a todos, com
conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando
houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de
lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e
fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e
freezers.
- Água - Providenciar o conserto de
vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar
torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza
do edifício. Se houver espaço e recursos, construir cisternas é uma boa
opção para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chão e
regar áreas verdes.
- Resíduos - Caso não haja coleta
seletiva pelo serviço público, deve-se buscar parcerias com cooperativas
de catadores. Além disso, é possível substituir, sempre que possível,
sulfite, cartolina, isopor e EVA por papel craft reciclado e trocar o
cimento pela terra prensada na construção de alguns equipamentos, como
bancos no jardim. Outras iniciativas: manter composteiras para a
destinação do lixo orgânico e a produção de adubo, implantar programas
contra o desperdício de comida e promover o uso e o descarte corretos dos
produtos de limpeza.
- Biodiversidade - Investir no aumento da
superfície permeável e de áreas verdes cria espaços para o desenvolvimento
de espécies animais e vegetais, além de refrescar o ambiente, diminuir a
poeira e aumentar a absorção de água da chuva.
4ª etapa - Definição de conteúdos disciplinares
Em reuniões com coordenadores e professores, levante os conteúdos pedagógicos
que podem receber o apoio do projeto ao ser trabalhados em sala, como:
- A importância da água para a
vida na Terra;
- O desenvolvimento dos
vegetais;
- A dinâmica da atmosfera
terrestre;
- As transformações químicas;
- Os tipos de poluição;
- Os combustíveis renováveis e
não-renováveis;
- As cadeias alimentares;
- Os ciclos do carbono e do
nitrogênio;
- A importância dos aquíferos;
- O estudo das populações,
entre outros.
5ª etapa - Sensibilização da comunidade
Para aproximar as famílias e permitir que elas também apliquem as ações
sustentáveis do projeto em seu dia a dia, é preciso envolvê-las desde o início.
Nesse sentido, o diretor pode convocá-las a participar de reuniões e eventos
sobre o tema, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentar as
reduções nas contas de água e de luz e convidá-las a ver de perto a preocupação
ambiental aplicada nos diferentes locais da escola.
6ª etapa - Manutenção permanente das ações
Acompanhe o andamento das mudanças, anotando os resultados e as pendências.
Reúna os envolvidos para fazer as avaliações coletivas das medidas adotadas.
Não hesite em reforçar os princípios do projeto sempre que julgar necessário e
procure levar em consideração novas sugestões e soluções propostas por alunos,
educadores ou famílias. É importante ter em mente que essa manutenção deve ser
permanente e não apenas parte isolada do projeto.
Avaliação
Retome os objetivos do projeto, recordando o que a escola espera
alcançar, e questione se eles foram atingidos, total ou parcialmente. Monte uma
pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retome aqueles que merecem mais
aprofundamento. Avalie também o envolvimento da equipe e dos alunos, se todos
estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes
cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.
Consultoria: Neide Nogueira
Coordenadora do programa de educação ambiental do Cedac, em São Paulo.
Selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
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