Série de reportagens: É possível!
Como fazer uma escola sustentável
Atitudes como
combater o desperdício e consumir de forma consciente são bons caminhos para a
preservação da natureza
Noêmia Lopes (gestaoescolar@fvc.org.br)
ECOALFABETIZAÇÃO Na EE Comendador
Joaquim Alves, todos cuidam da natureza com atitudes simples. Fotos: Carlos Costa
Quando o assunto é trabalhar meio ambiente e fazer da escola um espaço
sustentável, é comum achar que isso implica em reformas na estrutura física do
prédio e altos investimentos. Não é bem assim. O fundamental é permitir que os
alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos
naturais.
"As crianças precisam iniciar esse processo desde cedo. Não basta falar e
ensinar apenas com livros", diz Lucia Legan, autora do livro A
Escola Sustentável, pedagoga e diretora do Instituto de Permacultura e
Ecovilas do Cerrado (Ecocentro Ipec), em Pirenópolis, a 120 quilômetros de
Goiânia. Também não adianta fazer um projeto de combate ao desperdício da água
e deixar torneiras vazando e mangueiras abertas no jardim da escola.
Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não
desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem
comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações. Tal postura se enquadra
no conceito de permacultura, criado em 1970 e segundo o qual o homem deve se
integrar permanentemente à dinâmica da natureza, retirando o que precisa e
devolvendo o que ela requer para seguir viva. Parece complicado, mas pode ser
posto em prática com ações simples, como não desperdiçar água, cultivar áreas
verdes e preferir produtos recicláveis (saiba como
implantar essas e outras medidas neste projeto).
Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos
causados ao meio ambiente, porém têm grande impacto na rotina escolar.
"Temos consciência de que as iniciativas da escola são fundamentais para
promover a conscientização dos alunos, os futuros adultos que tomarão conta do
planeta", afirma Neide Nogueira, coordenadora do programa de Educação
Ambiental do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac),
em São Paulo.
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