Orlando Miranda - Professor titular da UFPA. Foto fonte: perfil Facebook.
De forma descontraída e atenciosa, se deu esta entrevista com então Professor titular da UFPA: Orlando Miranda. Ele nos recebeu via Facebook, com muita satisfação. Durante a nossa conversa ele falou um pouco de sua experiência como Professor e os desafios que vêm enfrentado atualmente a frente de uma das discussões mais emblemáticas da nossa sociedade contemporânea, que é a questão da Inclusão no Brasil. Sendo ele coordenador do Curso de aperfeiçoamento em LIBRAS, ofertado via UFPA em parceria com SEMED/Cametá, aos professores/as de Educação Infantil da rede municipal, vêm proporcionando uma verdadeira lição de cidadania a todos os cursistas, haja visto a complexidade e importância da LIBRAS em nossa sociedade e escolas. Acompanhemos, portanto esta conversa bastante produtiva.
BLOG:
1. Professor boa tarde, seja bem vindo ao nosso Blog.
Apresente-nos por favor seu currículo e experiência profissional:
Orlando
Miranda Júnior
Olá a todos! É com imenso prazer e satisfação que respondo-lhes a este blog, desde já os parabenizo, pela bela iniciativa. Pois bem, sou
formado em Letras pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do
Marajó/Soure. Especialista em Educação Social para Juventude pela Universidade
do Estado do Pará. Especialista em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de
Surdos pela Universidade Federal do Pará. Atualmente curso mestrado em Educação
e Cultura, linha de pesquisa em Educação, cultura e linguagem do Campus
Universitário do Tocantins/Cametá. Docente Auxiliar do Campus Universitário do
Tocantins/Cametá, atua com disciplinas de Educação Especial, Libras, Política
Educacional, entre outras existentes nos cursos de licenciatura do CUNTINS.
Coordenador do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação de Surdos –
GEPEES. Pesquisador do Grupo de Estudo, Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação
Inclusiva da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará -
GEPEEI/EAUFPA. Atuo nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará
desde 2012em diferentes campi desta Universidade.
BLOG:
2. O que você pensa sobre a Educação Inclusiva no Brasil?
Orlando
Miranda Júnior
2 – A
Educação Inclusiva, apesar dos dados serem relatados a partir da década de 80,
mais precisamente com avanços ocorridos na década de 90 e 2000, ainda estamos
em processo de conquistas. Tais conquistas ainda que tardiamente vem se
tornando uma realidade na região norte. Hoje em nossa região as ações para o
processo de Educação Inclusiva se dão em ações pontuais e em muitas destas
ações temos parcerias com as Instituições Federais de ensino. Precisamos ainda
avançar, o processo de inclusão não se garante apenas no acesso ao ensino, e
muito mais, na permanência. A Educação Inclusiva deve ter um currículo
diversificado e atender as suas demandas conforme cada realidade escolar.
BLOG:
3. Como você ver o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas salas regulares no Brasil e no município de Cametá-Pa?
Orlando
Miranda Júnior
3 – O
processo de Inclusão está sendo conquistado em nossa região. Hoje já temos em
números crescentes o aumento de matrículas de alunos com deficiências nas
escolas, e isto não era frequente a 10 anos atrás, a cada dia os professores
que tem uma demanda em específico busca se qualificar ou existem muitos que
mesmo não tendo buscam a qualificação, pois podem se deparar com um aluno com
necessidades educacionais especiais. Nosso projeto de extensão é a prova que as
parcerias são firmadas entre nossa instituição e a poder municipal, pois a UFPA
está na região para desenvolver suas pesquisas e atender as necessidades da
região, e enquanto docente da UFPA via a necessidade de formação continuada na
área da surdez.
BLOG:
4. Qual a sua opinião a respeito das salas multifuncionais e o AEE?
Orlando
Miranda Júnior
4 – As
SRM (Sala de Recursos Multifuncionais) são salas que devem auxiliar o trabalho
da sala regular/inclusiva, porém jamais ser reforço. As SRM devem ser
instaladas em todas as escolas, porém estão em adequação em nossa região nem
todas as Escolas possuem, mas estão empenhados em atender as demandas da
região. De acordo com o decreto 6.571/2008, que apresenta, o atendimento
educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e
de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos
alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades
desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas
realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse
atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à
autonomia e independência na escola e fora dela.
|
|
parabéns ao blog e parabéns ao professor pela iniciativa de divulgar o projeto que foi um dos marcos para sociedade cametaense ver com os olhos o que as mãos falam...
ResponderExcluirparabéns aos professores que se dedicaram do começo ao fim do projeto foi maravilhoso ver a dedicação de cada um, foi por isso que tudo deu tão certo
ResponderExcluirparabéns aos professores que se dedicaram do começo ao fim do projeto foi maravilhoso ver a dedicação de cada um, foi por isso que tudo deu tão certo
ResponderExcluirparabéns ao blog e parabéns ao professor pela iniciativa de divulgar o projeto que foi um dos marcos para sociedade cametaense ver com os olhos o que as mãos falam...
ResponderExcluir