Série: Entrevistas

Dando continuidade a nossa série de entrevistas. Temos a honra de vos apresentar, caro leitor, a entrevista concedida pelo Professor Orlando Miranda - UFPA, ao nosso blog, via Facebook em 10/6/2015 13:41.
Orlando Miranda - Professor titular da UFPA. Foto fonte: perfil Facebook.

 De forma descontraída e atenciosa, se deu esta entrevista com então Professor titular da UFPA: Orlando Miranda. Ele nos recebeu via Facebook, com muita satisfação. Durante a nossa conversa ele falou um pouco de sua experiência como Professor e os desafios que vêm enfrentado atualmente a frente de uma das discussões mais emblemáticas da nossa sociedade contemporânea, que é a questão da Inclusão no Brasil. Sendo ele coordenador do Curso de aperfeiçoamento em LIBRAS, ofertado via UFPA em parceria com SEMED/Cametá, aos professores/as de Educação Infantil da rede municipal, vêm proporcionando uma verdadeira lição de cidadania a todos os cursistas, haja visto a complexidade e importância da LIBRAS em nossa sociedade e escolas. Acompanhemos, portanto esta conversa bastante produtiva.
 BLOG:
1. Professor boa tarde, seja bem vindo ao nosso Blog.
Apresente-nos por favor seu currículo e experiência profissional:

Orlando Miranda Júnior
Olá a todos! É com imenso prazer e satisfação que respondo-lhes a este blog, desde já os parabenizo, pela bela iniciativa. Pois bem, sou formado em Letras pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó/Soure. Especialista em Educação Social para Juventude pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos pela Universidade Federal do Pará. Atualmente curso mestrado em Educação e Cultura, linha de pesquisa em Educação, cultura e linguagem do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Docente Auxiliar do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, atua com disciplinas de Educação Especial, Libras, Política Educacional, entre outras existentes nos cursos de licenciatura do CUNTINS. Coordenador do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação de Surdos – GEPEES. Pesquisador do Grupo de Estudo, Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Inclusiva da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - GEPEEI/EAUFPA. Atuo nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará desde 2012em diferentes campi desta Universidade.



 BLOG:
  2. O que você pensa sobre a Educação Inclusiva no Brasil?
Orlando Miranda Júnior
2 – A Educação Inclusiva, apesar dos dados serem relatados a partir da década de 80, mais precisamente com avanços ocorridos na década de 90 e 2000, ainda estamos em processo de conquistas. Tais conquistas ainda que tardiamente vem se tornando uma realidade na região norte. Hoje em nossa região as ações para o processo de Educação Inclusiva se dão em ações pontuais e em muitas destas ações temos parcerias com as Instituições Federais de ensino. Precisamos ainda avançar, o processo de inclusão não se garante apenas no acesso ao ensino, e muito mais, na permanência. A Educação Inclusiva deve ter um currículo diversificado e atender as suas demandas conforme cada realidade escolar.
BLOG:
 3. Como você ver o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas salas regulares no Brasil e no município de Cametá-Pa?
Orlando Miranda Júnior
3 – O processo de Inclusão está sendo conquistado em nossa região. Hoje já temos em números crescentes o aumento de matrículas de alunos com deficiências nas escolas, e isto não era frequente a 10 anos atrás, a cada dia os professores que tem uma demanda em específico busca se qualificar ou existem muitos que mesmo não tendo buscam a qualificação, pois podem se deparar com um aluno com necessidades educacionais especiais. Nosso projeto de extensão é a prova que as parcerias são firmadas entre nossa instituição e a poder municipal, pois a UFPA está na região para desenvolver suas pesquisas e atender as necessidades da região, e enquanto docente da UFPA via a necessidade de formação continuada na área da surdez.
BLOG: 
 4. Qual a sua opinião a respeito das salas multifuncionais e o AEE?
 Orlando Miranda Júnior
4 – As SRM (Sala de Recursos Multifuncionais) são salas que devem auxiliar o trabalho da sala regular/inclusiva, porém jamais ser reforço. As SRM devem ser instaladas em todas as escolas, porém estão em adequação em nossa região nem todas as Escolas possuem, mas estão empenhados em atender as demandas da região. De acordo com o decreto 6.571/2008, que apresenta, o atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.


(continua...)

Comentários

  1. parabéns ao blog e parabéns ao professor pela iniciativa de divulgar o projeto que foi um dos marcos para sociedade cametaense ver com os olhos o que as mãos falam...

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  2. parabéns aos professores que se dedicaram do começo ao fim do projeto foi maravilhoso ver a dedicação de cada um, foi por isso que tudo deu tão certo

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  3. parabéns aos professores que se dedicaram do começo ao fim do projeto foi maravilhoso ver a dedicação de cada um, foi por isso que tudo deu tão certo

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  4. parabéns ao blog e parabéns ao professor pela iniciativa de divulgar o projeto que foi um dos marcos para sociedade cametaense ver com os olhos o que as mãos falam...

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