O que é o Projeto "LEVA E TRAZ"?

Desenho elaborado e editado por Ellen Rodrigues e Hermógenes Gomes

O Projeto “Leva e traz”, versão 2015, foi pensado e elaborado pelas Professoras Ellen Rodrigues (Pedagoga e Professora de Arte), Professora Nádia Farias (Pedagoga e Professora Professora de Arte) e a Professora Raimunda Dutra (Professora de Língua Portuguesa). Intencionado através da correspondência de cartas, promover troca de saberes do campo, já que neste ano o Projeto será direcionado aos estudantes da Educação do campo, nas respectivas escolas: EMEIF. PROF. RAIMUNDO DA COSTA CALDAS – Vila do Areião – Cametá-Pa e EMEIF. PÓLO DE NOVA ALIANÇA – Vila de Nova Aliança – Mocajuba-Pa.
Os/as estudantes, público alvo deste Projeto, são parte de uma faixa etária de 12 a 14 anos, estudam em 7º e 8º anos, grande parte, com dificuldade de leitura. Realidade esta presente, em ambas as escolas.
O contexto histórico, onde estão inseridos estes jovens é marcado por questões de âmbito socioeconômico. Seus familiares trabalham e vivem basicamente do arado da terra (roçado de mandioca), suas atividades econômicas são de natureza da agricultura familiar, onde além da roça, trabalham com o extrativismo do açaí, se alimentam da pesca artesanal, da caça e criação de animais.
Esse quadro histórico é visto como uma identidade do povo amazônico, porém o trabalho da terra é desvalorizado pela sociedade do consumo, e as questões estruturais do nosso país, acabam por colaborar com esta desvalorização,  principalmente, quando nos referimos ao acesso a educação de qualidade. Esta realidade transforma os sujeitos da terra em excluídos do processo.
            A grande maioria dos pais, destes estudantes, não tiveram acesso a educação, e veem em seus filhos um futuro diferente, pois a escola, hoje pelo menos encontra-se mais próximo destes. Desta forma nos propomos a proporcionar uma metodologia de estimulo a esses jovens, se apropriarem da palavra escrita, e assim dizer a palavra conscientemente, como muito bem nos legou Paulo Freire, em seus diversos escritos.
            Dai a importância de usar uma metodologia, que chame a atenção do jovem e o leve a ler e a escrever, com satisfação. O gênero cartas traz em seu contexto, uma magia, uma simplicidade que contagia. O desenvolvimento textual das cartas sempre teve uma grande importância desde muito tempo. As cartas passaram no decorrer dos tempos a ser um instrumento não apenas de documentação e registros, mas na disseminação de grandes histórias e romances baseados em escritos dirigidos às amadas e amados, amigos (as), familiares, enfim.
Neste sentido a necessidade de contribuir com o melhoramento do ensino, para que o mesmo se torne mais prazeroso e significativo aos nossos estudantes, nos levou a pensar este Projeto. Que através de observações, constatamos a dificuldade que os estudantes dos 7º e 8º anos de ambas as escolas demonstram em relação a leitura e a escrita, resoluções de problemas matemáticos, bem como na expressões de suas ideias. Assim a intenção deste perpassa por um estimulo ao desenvolvimento da leitura e escrita entre estes jovens, trabalhando: as competências de leitura e escrita, através do gênero cartas.
Através da realização deste projeto, almejamos contribuir de maneira significativa para a superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes envolvidos.
Nesse sentido, esperamos que ao final do Projeto os estudantes da turma possam aperfeiçoar suas habilidades de leitura e escrita, bem como a interpretação e produção textual. As atividades através da correspondência de cartas entre as escolas e as respectivas turmas envolvidas intensificará o processo de ensino e aprendizagem escolar, tornando este mesmo processo mais significativo e reconhecido por todos que fazem a educação acontecer, nestes municípios.

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