O que é o Projeto "LEVA E TRAZ"?
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Desenho elaborado e editado por Ellen Rodrigues e Hermógenes Gomes |
O Projeto “Leva e traz”, versão 2015, foi pensado e elaborado pelas Professoras Ellen Rodrigues (Pedagoga e Professora de Arte), Professora Nádia Farias (Pedagoga e Professora Professora de Arte) e a Professora Raimunda Dutra (Professora de Língua Portuguesa). Intencionado através da correspondência de cartas, promover troca de saberes do
campo, já que neste ano o Projeto será direcionado aos estudantes da Educação
do campo, nas respectivas escolas: EMEIF. PROF. RAIMUNDO DA COSTA CALDAS – Vila
do Areião – Cametá-Pa e EMEIF. PÓLO DE NOVA ALIANÇA – Vila de Nova Aliança –
Mocajuba-Pa.
Os/as estudantes, público
alvo deste Projeto, são parte de uma faixa etária de 12 a 14 anos, estudam em
7º e 8º anos, grande parte, com dificuldade de leitura. Realidade esta
presente, em ambas as escolas.
O contexto histórico, onde
estão inseridos estes jovens é marcado por questões de âmbito socioeconômico.
Seus familiares trabalham e vivem basicamente do arado da terra (roçado de
mandioca), suas atividades econômicas são de natureza da agricultura familiar,
onde além da roça, trabalham com o extrativismo do açaí, se alimentam da pesca
artesanal, da caça e criação de animais.
Esse quadro histórico é
visto como uma identidade do povo amazônico, porém o trabalho da terra é
desvalorizado pela sociedade do consumo, e as questões estruturais do nosso
país, acabam por colaborar com esta desvalorização, principalmente, quando nos referimos ao
acesso a educação de qualidade. Esta realidade transforma os sujeitos da terra
em excluídos do processo.
A
grande maioria dos pais, destes estudantes, não tiveram acesso a educação, e
veem em seus filhos um futuro diferente, pois a escola, hoje pelo menos
encontra-se mais próximo destes. Desta forma nos propomos a proporcionar uma
metodologia de estimulo a esses jovens, se apropriarem da palavra escrita, e
assim dizer a palavra conscientemente, como muito bem nos legou Paulo Freire, em
seus diversos escritos.
Dai
a importância de usar uma metodologia, que chame a atenção do jovem e o leve a
ler e a escrever, com satisfação. O gênero cartas traz em seu contexto, uma
magia, uma simplicidade que contagia. O desenvolvimento textual das cartas
sempre teve uma grande importância desde muito tempo. As cartas passaram no
decorrer dos tempos a ser um instrumento não apenas de documentação e
registros, mas na disseminação de grandes histórias e romances baseados em
escritos dirigidos às amadas e amados, amigos (as), familiares, enfim.
Neste sentido a necessidade de contribuir
com o melhoramento do ensino, para que o mesmo se torne mais prazeroso e
significativo aos nossos estudantes, nos levou a pensar este Projeto. Que
através de observações, constatamos a dificuldade que os estudantes dos 7º e 8º
anos de ambas as escolas demonstram em relação a leitura e a escrita,
resoluções de problemas matemáticos, bem como na expressões de suas ideias. Assim
a intenção deste perpassa por um estimulo ao desenvolvimento da leitura e
escrita entre estes jovens, trabalhando: as competências de leitura e escrita,
através do gênero cartas.
Através da realização deste
projeto, almejamos contribuir de maneira significativa para a superação das
dificuldades apresentadas pelos estudantes envolvidos.
Nesse sentido, esperamos que
ao final do Projeto os estudantes da turma possam aperfeiçoar suas habilidades
de leitura e escrita, bem como a interpretação e produção textual. As
atividades através da correspondência de cartas entre as escolas e as
respectivas turmas envolvidas intensificará o processo de ensino e aprendizagem
escolar, tornando este mesmo processo mais significativo e reconhecido por
todos que fazem a educação acontecer, nestes municípios.
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