Educação Infantil: Alfabetização
"Afirmar que a criança é um sujeito que produz cultura exige que se conheça a cultura infantil, seus modos de produção e expressão e que se planejem situações capazes de desafiá-las, ajudando-as a avançar nas suas aprendizagens e no desenvolvimento de suas potencialidades. Assim, pensar nas relações entre infância e cultura nos leva a pensar sobre o papel do adulto, este que ocupará o lugar de mediação dessas relações.
O Professor tem um papel fundamental na investigação dos processos de significação das crianças tanto quanto na escolha de atividades promotoras de desenvolvimento. Ele deve ser responsabilizar por criar bons contextos de mediação entre as crianças, seu entorno social e os vários elementos da cultura. Cabe-lhe a arte e a competência de criar condições para que as aprendizagens ocorram tanto nas brincadeiras livres quanto nas demais situações orientadas intencionalmente, considerando o desenvolvimento, a ação mental infantil e interações de maior qualidade envolvendo adultos e crianças, e as interações que as próprias crianças estabelecem enquanto brincam, produzem e aprendem cooperativamente." (TRECHO DO LIVRO: O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL)
Considerando o exposto, nós Professoras da Educação Infantil da Emeif. Prof. Raimundo da Costa Caldas nos esforçamos diariamente pela cultura da leitura, a iniciar pela apropriação das histórias infantis, através da leitura de livros infantis e com atividades que os levem a compreender a leitura e a escrita.
Na foto a seguir observa-se o desenvolvimento cognitivo, que Emília Ferreiro chama de a Psicogênese da Linguagem e escrita:















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